Polpettone
O polpettone tem as suas origens de alguns séculos atrás na Itália e consiste em um bolinho de carne recheado. São maiores que as almôndegas e podem ser servidos como aperitivo ou como acompanhamento de outros pratos.
Ingredientes:
1 quilo de carne moída
Meia cebola picada
3 pães pequenos dormidos
1 copo de leite
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
1 Pimenta de cheiro picada
Cheiro verde a gosto
3 dentes de alho picados ou amassados
700 gramas de molho de tomate
300 gramas de muçarela ralada ou bem picada
100 gramas de Cream Cheese
1 xícara de chá de farinha panko ou de rosca
2 ovos
Meia xícara de chá de farinha de trigo
Óleo para fritar
Muçarela fatiada e parmesão ralado
Modo de preparo:
– Corte os pães em pedaços e deixe de molho no leite. Enquanto isso, em uma tigela coloque a carne moída, a cebola, a pimenta de cheiro, o alho, o cheiro verde, sal, pimenta do reino e misture.
– Retire o pão do leite e tire o excesso do líquido e coloque esse pão na mistura da carne. Misture bem com as mãos até conseguir moldar.
– Em outro tigela, misture o Cream Cheese e a muçarela, que será o recheio do polpettone.
– Pegue uma quantidade da carne moída, molde em formato redondo, faça um furo no meio, coloque o recheio e feche bem. Os polpettones podem ser de tamanho médio a grande.
– Depois de modelar todos os polpettones, é hora de empanar, passando-os na farinha de trigo, depois nos ovos temperados com sal e pimenta do reino e em seguida na farinha panko.
– Na frigideira frite os polpettones por imersão ou coloque-os na Air Fryer.
– Na assadeira, coloque um pouco de molho de tomate, os polpettones e o restante do molho por cima. Coloque muçarela fatiada em cima de cada polpettone e por último o parmesão ralado.
– Coloque em forno pré-aquecido a 180 graus até gratinar. Se desejar, coloque por cima folhas de manjericão e já pode ser servido.
Risoto milanês
O risoto é um dos pratos mais consumidos na Itália e possui variados ingredientes que podem ser composto no prato, formando diferentes tipos de risotos como o de cogumelos e o de alho-poró. Pode ser servido com diferentes acompanhamentos como carne ou peixe. A receita a seguir é de um delicioso risoto milanês.
Ingredientes:
250 gramas de parmesão ralado
500 gramas de arroz arbóreo
3 colheres de sopa de manteiga
500 ml de vinho seco branco
1 cebola picada
2 colheres de sopa de azeite
Meia colher de chá de açafrão em pó
1 alho-poró
1 cenoura cortada em pedaços
Sal a gosto
1 cebola cortada em dois
Modo de fazer:
– Primeiramente vamos fazer o caldo de legumes. Em uma panela coloque um litro e meio de água, as folhas do alho-poró (a parte de cima), a cebola cortada em dois e a cenoura. Deixe cozinhar por vinte minutos.
– Na panela refogue a cebola picada no azeite. Adicione e arroz e refogue também. Depois acrescente o vinho seco e deixe até evaporar o álcool.
– Coloque duas conchas do caldo de legumes e mexa até o arroz começar a secar. Vá colocando esse caldo até o arroz ficar no ponto, sempre mexendo. Nesse processo acrescente o sal.
– Depois acrescente o açafrão, a manteiga, acerte o sal e misture até a manteiga derreter. Coloque o queijo parmesão, mexa até se incorporar no arroz. O risoto milanês já pode ser servido.
Arancini
O arancini é um bolinho de risoto que pode ser recheado com queijo, carne, presunto e diversos outros recheios, sendo bastante comum entre os italianos. Caso faça uma quantidade grande de risoto que acabe sobrando, você pode aproveitar e fazer os delicioso arancini. Para fazer o risoto, aproveite a receita anterior.
Ingredientes:
Risoto
Muçarela cortada em cubos pequenos
Farinha de trigo
Farinha panko ou farinha de rosca
Óleo
Obs.: a quantidade dos ingredientes irá depender da quantidade do risoto.
Modo de fazer:
– Coloque o risoto na geladeira por no mínimo duas horas até ficar em uma consistência firme. Passe um pouco de manteiga ou margarina nas mãos e pegue pequenas quantidades desse risoto. Abra e no meio coloque o pedaço de queijo.
-Depois feche bem e forme a bolinha. Repita o processo com o restante do risoto. Para empanar, passe as bolinhas na farinha de trigo, retire o excesso, passe no ovo e depois na farinha panko.
-Na frigideira em óleo quente, frite os arancini aos poucos até ficarem dourados. Para saber se o óleo já está pronto para fritura, coloque um pouco da farinha panko ou de rosca. Se começar a fritar, já está no ponto.
Tiramisu
O Tiramisu é uma sobremesa muito apreciada na Itália, no Brasil e em diversas partes do mundo. A receita original leva queijo mascarpone, porém na receita a seguir é usado o Cream Cheese que é bem mais barato e fácil de se achar. Confira.
Ingredientes:
200 gramas ou uma xícara de chá de Cream Cheese
4 gemas
Meia xícara de chá de açúcar refinado
1 xícara de chá ou caixinha de 200 gramas de chantilly gelado
Cacau em pó 100% para polvilhar
1 xícara de chá de água
2 colheres de sopa rasa de café solúvel ou uma xícara de chá de café comum forte
300 gramas de biscoito champanhe
Modo de preparo:
– Em um recipiente coloque as gemas, o açúcar, mexa e leva em banho-maria até derreter o açúcar e a mistura ficar quente, fique sempre mexendo. Coloque na batedeira e bata por cinco minutos.
– Coloque essa mistura em um recipiente e adicione o Cream Cheese e misture até ficar um creme liso.
– Na batedeira bata em velocidade alta o chantilly até dobrar de tamanho. Coloque-o na mistura do creme anterior. Mexa cuidadosamente até o creme ficar homogêneo e reserve.
– Em um recipiente misture o café solúvel com a xícara de água.
– Na travessa coloque um terço do creme. Molhe os biscoitos champanhe no café e coloque por cima do creme. Depois acrescente mais um terço do creme e coloque outra camada de biscoito champanhe molhado no café. Coloque o restante do creme e espalhe.
– Deixe na geladeira por seis horas ou faça de um dia para outro. Depois que o Tiramisu ficar bem gelado, polvilhe cacau em pó por cima. Agora é só degustar essa maravilha de sobremesa.