Avançar para o conteúdo

Conheça e aprenda quatro pratos típicos do México

Conheça e aprenda quatro pratos típicos do México

Conheça e aprenda quatro pratos típicos do México

A culinária mexicana é marcada pelos temperos fortes, ser apimentada, pelas cores intensas e é apreciada em diversas partes do mundo. A sua gastronomia possui influências espanholas e de civilizações que habitaram a região como os maias e os incas.

Com o seu saber marcante, a culinária mexicana encanta os visitantes do país e há diversas receitas que são práticas que podem ser feitas nas cozinhas brasileiras, para ser degustada a qualquer dia, a qualquer momento. A seguir há quatro receitas típicas do México para você experimentar essas iguarias na sua casa.

Tacos mexicanos
Os tacos mexicanos é uma comida típica popular em todo o mundo. Pode ser feito com variados recheios como carne moída, frango, queijo, etc. A receita a seguir é com recheio de carne moída e leva um delicioso creme por cima, o Sour Cream, muito fácil de fazer também.

Ingredientes dos tacos:
200 ml de água em temperatura ambiente
200 gramas de farinha de trigo
200 gramas de fubá mimoso
1 colher de chá de sal
1/4 de xícara de chá de óleo ou azeite

Ingredientes do Sour Cream (creme):
Suco de um limão
1 caixinha de creme de leite
Meia xícara de chá de iogurte natural
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta caiena

Ingredientes do recheio:
Meia xícara de chá de bacon cortados em cubos
2 dentes de alho amassados
500 gramas de carne moída
1 pitada de páprica picante
1 pitada de pimenta caiena
Sal a gosto
1 tomate picado
1 pimentão verde picado
2 colheres de sopa de extrato de tomate
Salsa picada

Modo de preparo dos tacos:

– Na tigela coloque a farinha de trigo, o fubá, o óleo, o sal e vá colocando a água aos poucos e misturando. Se a massa ficar muito seca, adicione mais água e se estiver muito mole adicione mais farinha.
– Em uma bancada, sove essa massa por vinte minutos até ficar macia. Embrulhe essa massa em plástico filme e coloque na geladeira por trinta minutos.

– Depois desse processo, corte essa massa em pedaços e abra a massa com o rolo até ficar fina. Cuidado para não rasgá-la. Depois corte a massa com o auxílio de um recipiente redondo, com cerca de 12 a 15 cm de diâmetro para ficar em formatos de discos.
– Na frigideira antiaderente ou untada, doure os dois lados dos tacos. Assim que os tacos forem dourados, molde-os com a ajuda de algum objeto cilíndrico, precionando eles para ficarem no formado típico dos tacos.

Modo de preparo do recheio:
– Na frigideira frite o bacon e depois acrescente o alho e refogue. Coloque a carne moída e vá refogando até a carne fritar por completo e ficar soltinha.
– Quando a água da carne moída secar, acrescente a páprica picante, a pimenta caiena, sal, o tomate, o pimentão e refogue até esses temperos murcharem.
– Por fim, coloque o extrato de tomate e mexa por um minuto e coloque a salsa a gosto.

Modo de fazer o Sour Cream (creme):

– Em um recipiente coloque o creme de leite, o iogurte natural, o sal e o suco de limão. Misture tudo muito bem e leve para a geladeira. O Sour Cream está pronto.
– Agora é só degustar esse maravilha, colocando um pouco do recheio dentro dos tacos e acrescentando o creme Sour Cream por cima.

Guacamole

O guacamole é tipo um purê de avocado ou abacate e é um dos pratos mais consumidos no México. Ele é consumido principalmente como sendo acompanhamento de diversos pratos como nachos, recheio de tacos, biscoitos de arroz, torradas, etc. A receita é bem rápida, feita com abacate que é mais comum de se achar no Brasil.

Ingredientes:
1 abacate
Meio tomate picado sem sementes
1/4 de cebola roxa picada
Meia pimenta dedo de moça picada sem sementes
Suco de meio limão
1 colher de sopa de coentro picado
1 colher de chá de azeite

Modo de preparo:

– Corte o abacate e com o auxílio de uma colher retire toda a poupa e coloque em um recipiente. Amasse essa pouco com um garfo.
– Adicione o tomate, a cebola, a pimenta, o coentro, o suco de limão, o azeite e o sal a gosto. Misture tudo e o guacamole já está pronto.

Nachos mexicanos
Nachos é outro prato muito tradicional no México. Geralmente é servido acompanhado com chili com carne, queijo derretido, guacamole, frango e muito mais. Confira a receita.

Ingredientes:
1 colher de chá de páprica picante
Meia xícara de chá de farinha de trigo
Meia xícara de chá de fubá mimoso
Meia colher de chá de sal
Meia xícara de água
Óleo suficiente para fritura
Obs.: Xícara de chá que foi usada na receita é de 240 ml

Conclusão:

– Em uma tigela coloque a farinha de trigo, o fubá, o sal e a páprica picante e misture. Coloque a água aos poucos e mexa. Mexa essa massa com as mãos até o ponto de ficar maleável e não grudar nas mãos e ficar maleável.
-Se a massa ficar muito mole, acrescente mais trigo e se ficar muito seca e quebradiça acrescente mais água.
– Pegue a matade da massa e abra envolto em uma sacola plástica com auxílio do rolo até ficar fina. Corte no formato de triângulos do tamanho que desejar. Faça isso com a outra metade.

– Faça furinhos nesses triângulos com o garfo para não estufar na fritura.
– Na frigideira com óleo quente, frite os nachos aos poucos. Quando estiverem crocantes e dourados dos dois lados retire do fogo.

Chili com carne

O chili com carne é um prato tradicional de muitos séculos atrás. Esse chili pode ser apreciado com outros tipos de pratos típicos mexicanos como os nachos e as tortilhas.

Ingredientes:
4 colheres de sopa de óleo ou azeite
600 gramas de carne moída
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
3 dentes de alho amassados
1 pimentão vermelho picado
1 cebola grande picada
1 colher de chá de páprica defumada
1 colher de chá de cominho
1 colher de chá de orégano
400 ml de molho de tomate
400 gramas de feijão vermelho ou de sua preferência já cozido

Modo de preparo:

– Na panela coloque o óleo e refogue a carne moída até ficar soltinha. Acrescente o sal e a pimenta do reino. Quando a carne estiver completamente frita, sem aquela cor vermelha, despeje em outro recipiente e reserve.
– Na mesma panela coloque mais um pouco de óleo, o alho, a cebola e refogue. Adicione sal e pimenta do reino. Quando a cebola começar a murchar, coloque a páprica defumada, o cominho, o orégano, o pimentão e o molho de tomate.

– Misture tudo e coloque a carne moída e um pouco de água. Deixe cozinhar em fogo baixo por vinte minutos.
– Depois coloque o feijão, mexa e acerte o sal e a pimenta do reino e deixe no fogo por mais dois minutos. Agora é só se servir.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *